quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Não foi nada fácil!

2013 está a chegar ao fim, e de que vale estabelecer objectivos se não nos empenhamos em os concretizar?
 
Na teoria é tudo fácil e é com positivismo que no acolher de um novo ano estabelecemos uma série de metas a atingir.
 
O tempo vai passando e até pensamos no assunto... mas tenta-se ignorar que algo tem de ser feito. Este é o meu caso em relação ao tabagismo. Vou adiando e protelando, aproveitando a ocasião para fumar mais um cigarro.
 
Todos os dias, no entanto, dou por mim a pensar o que estou a fazer? Que prazer retiro disto? Conheço tão bem todos os malefícios, e também os benefícios de não fumar... mas apetece sempre mais um, e diariamente repito "é amanhã". De amanhã a amanhã quase cheguei ao fim de ano.
 
Por duas vezes empenhei-me mais ou menos:
Li um livro, que com pelo menos quatro pessoas  que conheço (inclusive a minha mãe) surtiu o resultado enunciado. Basicamente o livro defende que quando o leitor chega ao fim do relato, terá deixado de fumar. Não foi o meu caso.
Inscrevi-me também nas consultas de cessação tabágica do centro de saúde. Mas nunca fui chamada. Informei-me  porquê e fiquei a saber que o programa foi cancelado por falta de verbas. Tanta lei anti-tabágica, mas apoio para largar o vicio não existe.
 
Ontem voltei a ser assaltada pela vontade de concretizar o principal objectivo para 2013 - deixar de fumar - depende de mim mesma consegui-lo!
 
Não estive o dia inteiro sem fumar. Mas consegui aguentar-me com 1 cigarro e meio... contra os habituais 7 ou 8!
 
Resolvi em simultâneo reduzir o consumo de café! E aguentei-me 24 horas sem uma bica, mas confesso que foi difícil manter a concentração no trabalho durante a tarde. simplesmente fui assaltada por uma onde de sono e desconcentração. Não me conseguia focar. às 16:45 sucumbi e fui tomar um cafézinha e fui tomada por uma onda de produtividade até as 18.30!
 
Exagerei em tentar cortar em dois vícios ao mesmo tempo! Talvez não, porque os dois andam de mão dadas já que um café, puxa por um cigarrinho.
 
Menos de 48 horas, mas que para mim são uma pequena vitória, que espero se repita, até poder dizer que consegui a grande vitoria: livrar-me de verdade desde estúpido vício!

1 comentário:

  1. Uma amiga disse para mim que o melhor é nem comentar com os outros quando quer parar e de fato, ela só nos anunciou depois que fazia 5 meses sem fumar. E hoje isto já faz uns dois ou três anos e ela nunca mais fumou. No caso dela continuou com o café, é que ela era obesa e fez cirurgia e só passou a levar mais a sério deixar de fumar depois que estabilizou o peso. O melhor é fazer uma coisa de cada vez...
    Mieke espero que consigas, força!
    beijinhos

    ResponderEliminar

Se tem algo a dizer... diga... simplesmente deixe um comentário!