sexta-feira, 10 de maio de 2013

Continuamos a viver no país do papel!


Depois de alguns meses de reflexão sobre qual o melhor jardim-de-infância para Dom Pimpolho, começou a fase de inscrição. Nunca imaginei que fosse tão complexo e envolvesse tanta papelada!

- Primeiro a inscrição no agrupamento de escolas. Documentos do miúdo, documentos dos pais, fotografia, boletim de vacinas e o primeiro obstáculo. Não queriam aceitar a minha primeira escolha. Lá bati o pé e depois de alguma insistência consegui que a aceitassem. No entanto só vou ficar a saber para que escola vai no início de Setembro. Parece-me ridículo só ficar a saber desse grande pormenor no início do ano lectivo.

- Segundo passo: entrega de papelada na Câmara Municipal para garantir as refeições na cantina e a componente de apoio aos pais. Como já sei de antemão que não irei ter direito a qualquer apoio social vou apenas entregar metade da papelada exigida. Nada de IRS e outros dados sobre a minha vida financeira!

- Terceiro passo: inscrição na instituição onde funciona a componente de apoio aos pais. E aí não há como fugir à papelada, IRS incluído, pois é necessário para cálculo do valor a pagar mensalmente.

Está quase tudo resolvido!

Mas questiono-me será que com as novas tecnologias que temos actualmente ao nosso dispor, todas estas instituições não poderiam partilhar os dados entre si? Evitando que nós pais nos tenhamos que deslocar vezes sem fim a estes vários lugares, gerando ausência do trabalho e decréscimo da produtividade???

2 comentários:

  1. Quanfo fui matricular o meu filho na primária, um dia tinha de comprar os impressos e no outro é que o podia matricular. Ainda não sei se aceitam a minha 1ª opção mas faz parte do agrupamento a que pertencemos.
    Para me calcularem a mensalidade do próximo ano, ela na creche e ele no atl da mesma instituição tive de entregar dois irs....o mesmo valor, filhos dos mesmos pais, moram na mesma casa e nas mesmas condições...devem gostar de papel.

    ResponderEliminar
  2. Por aqui tb andei a inscrever a minha filhota para creche. Algumas, pediam apenas a ficha de inscrição mas outras tb era a bela da papelada toda. Concordo ctg... podiam mt bem partilhar informações...

    ResponderEliminar

Se tem algo a dizer... diga... simplesmente deixe um comentário!