quinta-feira, 31 de maio de 2012

Coisas do pimpolho...

Semanalmente vamos visitar os meus pais. A quarta-feira é o dia. Quebra-se a rotina da semana e o pimpolho pode livremente brincar ao ar livre.

Ontem à tarde perguntei-lhe:

- S. queres ir ver a avó?
- Não.
- Queres ir ver o avô?
- Não
- Queres ir ver a poesie (gata)?
- Siiiiiiiim.

Situação idêntica acontece quando vamos visitar a minha irmã:

- S. Queres ir ver a tia?
- Não
- Queres ir ver a M. e a D.?
- Não
- Queres ir ver a Lili (cadela)?
- Siiiiiim.

Só para dizer que estou a adorar esta fase dele, quase 23 meses! Já se vai exprimindo o que facilita em muito a comunicação... também entrou na fase (espero que não se prolongue em demasia) das grandes e fabulosas birras por tudo e por nada!


quarta-feira, 30 de maio de 2012

Poemas da minha vida (II)

Cântico negro de José Régio

"Vem por aqui" — dizem-me alguns com os olhos doces
Estendendo-me os braços, e seguros
De que seria bom que eu os ouvisse
Quando me dizem: "vem por aqui!"
Eu olho-os com olhos lassos,
(Há, nos olhos meus, ironias e cansaços)
E cruzo os braços,
E nunca vou por ali...
A minha glória é esta:
Criar desumanidades!
Não acompanhar ninguém.
— Que eu vivo com o mesmo sem-vontade
Com que rasguei o ventre à minha mãe
Não, não vou por aí! Só vou por onde
Me levam meus próprios passos...
Se ao que busco saber nenhum de vós responde
Por que me repetis: "vem por aqui!"?

Prefiro escorregar nos becos lamacentos,
Redemoinhar aos ventos,
Como farrapos, arrastar os pés sangrentos,
A ir por aí...
Se vim ao mundo, foi
Só para desflorar florestas virgens,
E desenhar meus próprios pés na areia inexplorada!
O mais que faço não vale nada.

Como, pois, sereis vós
Que me dareis impulsos, ferramentas e coragem
Para eu derrubar os meus obstáculos?...
Corre, nas vossas veias, sangue velho dos avós,
E vós amais o que é fácil!
Eu amo o Longe e a Miragem,
Amo os abismos, as torrentes, os desertos...

Ide! Tendes estradas,
Tendes jardins, tendes canteiros,
Tendes pátria, tendes tetos,
E tendes regras, e tratados, e filósofos, e sábios...
Eu tenho a minha Loucura !
Levanto-a, como um facho, a arder na noite escura,
E sinto espuma, e sangue, e cânticos nos lábios...
Deus e o Diabo é que guiam, mais ninguém!
Todos tiveram pai, todos tiveram mãe;
Mas eu, que nunca principio nem acabo,
Nasci do amor que há entre Deus e o Diabo.

Ah, que ninguém me dê piedosas intenções,
Ninguém me peça definições!
Ninguém me diga: "vem por aqui"!
A minha vida é um vendaval que se soltou,
É uma onda que se alevantou,
É um átomo a mais que se animou...
Não sei por onde vou,
Não sei para onde vou
Sei que não vou por aí!

Um poema que adoro, acho a mensagem forte e revejo-me nele em algumas partes: a minha rebeldia, a minha vontade de independência, a minha vontade de ser eu a "condutora" da minha vida... e a minha aversão a que alguém me diga por onde devo ir.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Novo ritmo: ainda mais acelerado!


(imagem retirada da internet)
Esta semana está a ser penosa para mim, está mesmo!

Depois de meses a fio beneficiar de 2 horas diárias para amamentação, o que significava na prática começar a trabalhar apenas às 10.00 e sair às 16.00, estou em fase de treinos para voltar ao meu horário normal de trabalho. O meu pequenito está a ficar crescido e deixou de querer a maminha da mãe, portanto tenho que abdicar do direito às 2 horas… O que significa que as manhãs passam a ser uma grande correria e o tempo que tinha para dedicar ao meu filhote reduz muito.

Não gosto, não gosto mesmo disso. Mas não encontro nada na lei que me permita continuar com horário reduzido para prestar assistência ao meu filhote. Se pudesse eu deixaria de trabalhar, mas para isso não há euros suficientes e assim terei que me sujeitar ao que a maior parte das mães se sujeitam.

Eu sei que ele está bem na escolinha. Gosta das funcionárias e dos coleguinhas. Mas acho que as crianças necessitam de mais tempo com os pais!

…é melhor começar a jogar no euro-milhões a ver se a sorte me bate à porta: mas azarada como sou duvido que algum dia isso aconteça. Mas mais vale ser azarada com o dinheiro, de que com outras coisas, tais como o amor…

segunda-feira, 28 de maio de 2012

E depois da vida?


Semana 4 - Tema: Reencarnação

Pensar na vida é também pensar na morte, pois como diz o ditado “tudo o que tem um princípio tem um fim”. Mas será a morte mesmo um fim? Um ponto final parágrafo? Uma conclusão? O culminar da história? A última página do livro?

É bom pensar que não. Mas as incertezas do que vem a seguir são muitas. E por isso o ser humano fantasia, acredita, tem fé de que a morte é apenas um passo em direcção a uma outra etapa.

Uns acreditam no céu, outros na vida eterna, na ressurreição, na reencarnação ou na vida noutra dimensão.

Não sei em qual destas categorias me enquadro. Não sigo nenhuma religião, nem tive uma educação religiosa, mas acredito que algures por aí está uma força superior que de certa forma se deve poder comparar ao encenador de uma peça de teatro: o teatro da vida.

Se não se acreditar que para além da vida terrena alguma coisa existe, que sentido terá a vida? Eu prefiro acreditar que para além da vida há vida. Uma outra vida num outro nível e sim provavelmente num nível superior.

A maior parte das pessoas passa por aqui e ao longo da vida pouco mais faz do que alimentar as suas ambições materiais, profissionais e pessoais… será isso importante? Não condeno ninguém mas acho que a vida deve ser muito mais do que seguirmos todos em carreiro na mesma direcção, a direcção em que a sociedade nos empurra.

Tenho medo da morte, não da minha, mas da morte dos outros, daqueles que me são queridos. Tenho aversão a dizer o último adeus. Prefiro não dizê-lo e fantasiar que depois da morte todos nos encontraremos numa outra dimensão.

Encaro a vida como uma prova, uma prova em que temos que dar o melhor de nós. E a seguir a essa prova, outras provas virão.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

O melhor do mundo...

"Quem disse que as crianças são o melhor do mundo não estava, certamente, enganado. Para que é que elas servem? (Foi  isso que perguntou?...) Uma criança serve para redescobrirmos o encantamento, a transparência, o riso até às lágrimas e as histórias que se acotovelam na nossa língua. Serve para brincarmos e corrermos pela casa. Serve para termos uma desculpa, sempre que chegamos muito atrasados a um sítio que não nos interessa. Serve para descobrir que há nuvens que se parecem com a tromba de elefante. Serve para chorarmos quando revemos o Bambi.  Serve  para adormecermos abraçados a ela, no sofá. E serve para descobrir que o melhor do mundo é sermos (só nós e mais ninguém) o melhor do seu mundo.  Que ao pé de tudo isso haja um dia (ou outro) em que o karma parece apostado em nos contraria, o que é que interessa? Afinal, há sempre um telemóvel à espera de uma mensagem que, podendo não começar com “Querido”, acaba sempre, no mínimo, com: “Já te disse como gosto de ti?” São tão pouco entediantes os dias de uma mãe! E ser-se pai é sempre tão criativo e tão imprevisível!... Afinal, no fim de um dia normal de semana, depois de deitarmos um filho (e de o vermos a voltar, de novo, a ser anjo) sentamo-nos, suspiramos como quem, finalmente, está pronto para descansar e, sem percebermos porquê, enquanto lutamos contra o sono, só nos vem à memória um refrão mais ou menos gasto: “Querida mãe, querido pai, então que tal?...”. (Suspire! Outra vez, ainda por favor!) Quem disse que o dia da criança era, unicamente, uma vez em cada ano?"

Eduardo Sá in Revista Pais & Filhos nº 257 (Junho 2012)

Miminhos para mim...


Ontem tive uma hora e meia exlcusivamente para mim. Já não me lembro da última vez que tal aconteceu, mas soube-me muito bem e apesar da tremenda dor de cabeça que me acompanhou o dia inteiro deu para desfrutar e relaxar.

Recebi a minha prenda de aniversário antecipada: um tratamento facial completo! Foi a primeira vez que fiz e confesso: GOSTEI.

Tive direito a limpeza, massagem, vapores, massagem, máscara, cremes e a descontração total durante o tempo que estive deitada na marquesa... acho que vou ficar adepta e da próxima vou experimentar o tratamento para todo o corpo. Haja € para pagar.

Obrigada meu amor!

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Mais um desafio...

... a que resolvi aderir! Não que seja uma amante incondicional do Verão, mas porque começo a gostar de alguns dos desafios que circulam aqui na blogosfera. É uma forma de dar vida ao blogue, de dar asas à imaginação e de me divertir também!

Bora lá... que o Verão está quase aí!


Mais informação em: http://le-cirque-de-miss-scarlet.blogspot.pt/

Pimpolho doente...

Já estava a demorar... mas não escapamos a mais uma vírose. Febre antes de ontem, rabugice ontem e um monte de borbulhas pelo corpo todo, com especial incidência em redor da boca hoje. Lá fomos às urgências para descargo de consciência... parece que da escolhinha dele já passaram por lá pelo menos mais uma dúzia de cachopos.

Conclusão do médico: é virosal e as borbulhas (que se parecem com as da varicela, mas não são) são um equizema??? Fase de contágio já passou. Pode ir à creche. Vigiar e controlar febre. Aerius uma vez por dia e muita "aguinha".

Só espero que o diagnóstico esteja correcto e a coisa não se alastre.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Por um filho faço tudo!

Semana 3 - Tema: Filhos

Deveria ter me dedicado a escrever um texto para o desafio durante o fim-de-semana, mas não tive tempo ou se calhar foi mesmo falta de vontade para me sentar frente ao computador. Sobre este tema há muito a dizer, mas como estou a escrevê-lo a correr antes de ter que começar a trabalhar vai ter que ser breve.

Não sou pessoa de grandes ambições materiais ou profissionais, sou uma pessoa com a ambição de ser feliz e nunca duvidei que para sentir a felicidade em pleno teria que ser mãe. Teria que ter um filho!

Sonho acalentado desde sempre ou pelo menos desde que ganhei consciência de mim mesma. Ainda eu era uma jovem adolescente e já dizia aos meus pais: quando for grande, vou ser mãe solteira.

Mas a vida atira-nos pedras para o caminho e o sonho só depois de uma grande caminhada se concretizou.

Numa primeira relação depois de meses e meses de insistência nada acontecia, mês após mês eu esperava um sinal, mas nada. Fomos encaminhados para as consultas da especialidade e concluiu-se que o meu companheiro não tinha espermatozóides: nem um sequer! Foi um choque para nós, mas não avançamos… a nossa relação estava a deteriorar-se e o nosso futuro a dois era uma incerteza demasiado grande… o fim chegou e passado algum tempo conheci o amor da minha vida.

Nunca ocultei o meu desejo de ser mãe, mas cada vez que falava do assunto com o meu companheiro ele desviava para outro tema respondendo evasivamente: ainda é cedo, ainda não me sinto preparado… até que um dia me diz “não quero ter filhos”. Foi um choque difícil de digerir, mas digeri-o e passado algum tempo dei lhe o meu ultimato: o meu maior sonho é ser mãe, e se para o ser precisar de procurar outro pai, assim farei. Fui dura eu sei, mas nada ou ninguém iria me fazer desistir de ter um filho. Mais um ano de espera, e no dia do meu 33 aniversário recebi de presente duas chupetas e um biberão. Luz verde para seguir em frente… mas nada acontecia… e passado algum tempo novo regresso às consultas da especialidade. O veredicto: sem recorrer à FIV a senhora nunca engravidará.

Meses e meses de espera e finalmente a FIV… correu bem, nove meses depois tinha o meu tesouro nos braços.

O meu filho querido. O meu mais que tudo, que todos os dias me dá forças para prosseguir em frente. Me dá vontade de sorrir, me dá vontade de respirar, me dá vontade de cantar, de pular, de correr, simplesmente me dá vontade de viver.

Sei que ele não me pertence, saiu do meu ventre e a partir desse momento é cada dia um pouco menos meu, é do mundo, mas eu estarei sempre aqui para ele. Para o ver crescer até que um dia bata asas e siga o seu próprio rumo. Mas eu estarei sempre aqui. Para sempre ele será o meu filho.

Gostaria de ter mais filhos, adoraria… mas ficarei apenas com um. Fiz um ultimato ao meu companheiro quando achei que tinha argumentos válidos e não o repetirei. Os argumentos que tenho agora não são suficientemente fortes para repetir a proeza. Prefiro ter apenas um filho e ter uma família feliz e unida!

Se por um filho faria tudo? Faria, faço e sempre farei.

sábado, 19 de maio de 2012

Poemas da minha vida (I)

Soneto de Amor de José Régio

Não me peças palavras, nem baladas,
Nem expressões, nem alma... Abre-me o seio,
Deixa cair as pálpebras pesadas,
E entre os seios me apertes sem receio.

Na tua boca sob a minha, ao meio,
Nossas línguas se busquem, desvairadas...
E que os meus flancos nus vibrem no enleio
Das tuas pernas ágeis e delgadas.

E em duas bocas uma língua..., - unidos,
Nós trocaremos bejos e gemidos
Sentindo o nosso sangue misturar-se.

Depois... - abre os teus olhos, minha amada!
Enterra-os bem nos meus; não digas nada...
Deixa a Vida exprimir-se sem disfarce.

Poemas da minha vida


Apesar de não ser uma leitora voraz e regular de poesia, devo dizer que gosto de POESIA. Sim, a beleza com que as palavras se entrelaçam, a sua sonoridade, os múltiplos sentidos, as metáforas, o ritmo e a vida dos poemas fascina-me.

Ao longo da minha vida vários poemas foram capaz de me seduzir e mais o farão no futuro.

Resolvi por isso partilhar aqui no blog os "poemas da minha vida".

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Belas ilustrações

 autor: Pete Revenkorpi
 autor: Lluna Inkspinter
 autor: Lluna Inkspinter
autor: At'hamkhari

Que poderiam transformar-se em belos quadros para quarto de criança!

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Leitura de bulas...


Eu não deveria ler as bulas dos medicamentos... pois cada vez que o faço fico perplexa com todas as contra-indicações e possíveis efeitos secundários, o que já me levou a não tomar diversos medicamentos receitados pelo médico.

Ontem à noite resolvi ler a bula da Marvelon, aquilo parece um verdadeiro testamento e estava a ver que nunca mais chegava ao fim. Pois bem, persisti e li tudo da primeira à última letra. O pior é que depois dessa leitura fiquei sem vontade nenhuma de começar a tomar a malfadada pílula e sinto-me muito inclinada a procurar outros meios de contracepção: é que resumindo e concluíndo aquilo para além de evitar uma gravidez, não deve fazer bem nenhum!

Alguém me pode dar dicas sobre métodos contraceptivos não hormonais para além da "camisinha"?

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Don't lose hope...

Hoje foi dia de Planeamento Familiar

Uma manhã inteira perdida por causa da consulta de rotina no planeamento familiar. Saí de lá com a sensação de que nem tive consulta. Citologia não se fez... desde que o pimpolho nasceu raro é o dia que não tenha perdas sanguíneas, fez se o exame às mamocas, e trouxe uma credencial para uma ecografia endovaginal... que também não fazem enquanto tiver perdas!!! Como vou resolver esta questão se nunca sei de antemão em que dia andarei "limpinha"????

Enfim... como o cachopo está a querer desmamar vamos dizer adeus à Cerazette e passar para a Marvelon a ver se a coisa estabeliza. Bom, bom seria não ter que tomar nada, mas como diz o ditado quem anda à chuva molha-se e cá em casa há quem não queria que isso aconteça. Oooooohhhhh. (como já deu para ver, não sou eu...)

Agora é hora de começar a trabalhar... o dia já vai a meio e quase que estou a ser engolida pelas tarefas pendentes!

terça-feira, 15 de maio de 2012

As férias acabaram


... e souberam a pouco!!! Mas foram óptimas e retemperadoras.
O tempo ajudou e deu para fazer tudo o que estava nos planos.
Ficamos hospedados num aparthotel junto à lagoa de Santo André e apesar da limpeza não ser 5 estrelas, o apartamento tinha o indispensável para umas mini-férias tranquilas.

Aproveitamos o primeiro dia para it até à praia, mas chegados lá descobrimos que nas malas faltava um acessório essencial: fatos-de-banho! Eu sabia, que mesmo tendo feito uma lista, alguma coisa iria escapar. Resolveu-se: comprámos novos fatos-de-banho. O cachopo adorou a areia e a água. Foi difícil arrancá-lo de lá e ainda mais difícil remover a areia dos carácois à noite no banho.

A ida ao Badoca Parque também foi um sucesso. Já lá tinha estado há uns 12 anos atrás e tinha gostado. Mas com o passar do tempo aquilo evoluiu e já há muito mais para ver. É certo que é um pouco poeirento, mas também o que seria um Safari sem pó e calor?

Queria postar umas fotos, mas não as tenho à mão. Fica para uma próxima.

Na viagem de regresso a casa ainda passamos pelo Freeport... comprei roupa para o dito casamento a que tenho que ir daqui a pouco mais de uma semana e pouco mais. O miúdo começou a ficar extremamente rabugento e era hora de rumar a casa.

A viagem foi tranquila e ao final da tarde estavamos de regresso ao lar!

Agora é trabalhar e esperar pelas férias GRANDES!

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Mãe

Semana 2 - Tema: Mãe

Mãe
Para mim serás sempre
Aquela que do meu coração está mais próximo
Lembro-me do dia
Em que chegando a casa
A altas horas da madrugada
Tu estavas acordada
E sem ironias ou cansaços
Me acolheste nos teus braços
Enquanto eu de dor chorei…

Lembro-me das tuas palavras
Quando junto a ti cheguei
Com o coração quebrado e magoado…

Lembro-me do teu sorriso
Em resposta ao meu sorriso…

Sei e sempre saberei
Que em ti terei
Eternamente a maior amiga
O maior consolo
O maior conforto
O maior amor…

Lembro-me de ti
Cada vez que vislumbro minha silhueta
No espelho reflectido

Lembro-me de ti
Sempre que me deito
Sempre que acolho um novo dia…

Nunca te esquecerei
Pois no teu dia do meu nascimento
A ti, meu coração entreguei.

5 de Junho de 2002 (do baú das recordações)

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Fazer as malas


Estou de férias! Quem diria... acordada desde as 8 da manhã e ainda não sosseguei um bocadinho. Mas está quase.
Vamos sair da rotina por três dias e quem olhar para a quantidade de coisas que já reuni para enfiar na mala, deve pensar que é por 3 meses! Mas com uma criança pequena há que precaver todas as situações e rapidamente se tem uma montanha de coisas para levar.

O blog vai ficar paradinho até Segunda-feira, portanto adeus e até ao meu regresso!

terça-feira, 8 de maio de 2012

Ser pai ou mãe com sucesso...

(imagem retirada da net)

«Ser pai ou mãe com sucesso implica um trabalho duro.
Cuidar de um bebé, ou de uma criança que começa a caminhar,
é um trabalho de 24 horas diárias, durante os sete dias da semana...
Actualmente, para as pessoas esta é uma verdade desagradável.
Dedicar tempo e atenção às crianças significa sacrificar outros interesses e actividades...
Diversos estudos indicam que os adolescentes e adultos jovens, saudáveis,
felizes e seguros de si mesmos são o produto de lares estáveis,
em que ambos os progenitores dedicam grande quantidade de tempo e atenção aos filhos...
Por razões políticas e económicas diversas a sociedade não proporciona aos pais esta possibilidade.»
John Bowlby em "A Secure Base"

Perguntas e respostas



Perguntas da minha amiga Nyninha do Blogue Domingo de Chuva a que resolvi responder também:

O que faz o teu coração disparar?

As surpresas românticas que o meu companheiro por vezes me prepara.

2- Cheiro inusitado que aparentemente só tu gostas

Gosto do cheiro da cebola! [lol]

3- Qual a parte do teu corpo de que mais gostas?

As minhas mãos.

4- Alguma coisa que gostarias de esquecer e não consegues?

Não há nada na minha vida que queira esquecer. Há sim coisas que preferia que não tivessem acontecido.

5- Lugar das últimas férias

Foram em casa. O cachopo era muito pequeno e eu tinha receio de sair da rotina com ele.

6- Se uma música pudesse contar a tua história qual seria?

Não faço a mínima ideia...

7- Aquele filme que viste mais de 5 vezes sem enjoar

Acho que nunca repeti tantas vezes o mesmo filme.

8- Quantos anos tinha quando te apaixonaste a primeira vez?

Acho que uns 14 anos... uma paixoneta de adolescente, que não passou de algumas trocas de olhares nos bailaricos de aldeia e a dança de um slow.

9- Como imaginas a tua vida daqui a 10 anos?

Mais ou menos como está agora. Feliz q.b.

10- Flores ou bombons?

Bombons dispenso, não gosto de nenhum, com excepção para o Ferrero Rocher. Flores só se for em vaso, não gosto de as ver murchar numa jarra.

11- Algum famoso irresistivelmente bonito

Uhmmm... Eros Ramazzotti.

Quase de (mini) férias

E eis que as primeiras férias do ano estão à porta! Estou desejosa por sair e espero que o tempo melhore para poder desfrutar ao máximo dos 5 diazinhos de descanso que me esperam.

O destino já está escolhido. Vamos para a zona de Santiago de Cacém. E como temos uns bilhetes para o Badoca Park vamos aproveitar para mostrar a bicharada ao cachopo!

No regresso contarei como correu!




segunda-feira, 7 de maio de 2012

O que sobra da amizade?

Semana 1 - Tema: amizade

O que sobra da Amizade



Tenho 36 anos e já me questionei amiúde sobre esta temática. Afinal o que é a amizade, como é que ela nasce, como é que ela cresce, e sobretudo como é que ela se cultiva de modo a ficar para sempre na nossa vida?

Na infância e adolescência ter amigos parece coisa fácil. Eles aparecem como cogumelos e a nossa selectividade ainda se resume a coisas supérfluas.

Depois chega-se ao fim da vida de estudante. Cada qual parte para seu lado: uns casam, outros vão para a universidade e outros ainda emigram e os caminhos dessas amizades aparentemente tão fáceis e seguras acabam por divergir.

Quando finalmente temos tempo para olhar para trás, descobrimos que pouco ou nada restou desse grupo de amigos. O que foi feito da melhor amiga de infância, da melhor amiga da adolescência?

Éramos um grupinho unido, cinco cachopas da mesma idade. E com uma delas eu passava todo o meu tempo livre. Ela passava tardes inteiras em minha casa com o pretexto de estudar. Eu dormia em casa dela com o pretexto de estudar. Mas o que nos unia era muito mais do que o estudo. O que nos unia era a cumplicidade, a sinceridade, a partilha e a união.

Vínhamos de realidades completamente diferentes: eu de uma família liberal, ela de uma família conservadora e muito rígida no que à liberdade das raparigas dizia respeito. Ela não podia sair à noite, não podia conversar com pessoas do sexo oposto, não podia namorar. Eu por meu lado sempre tivera rédea solta e os meus pais depositavam em mim toda a confiança do mundo. Talvez por isso não tenha cometido grandes asneiras nesta etapa da minha vida.

Muitas vezes a mãe da minha amiga ia para a porta de minha casa a chamar pela C. a fim de confirmar se de facto ela lá estava. E estava, mas não a estudar. De forma a convencer a Sr.ª de que tudo estava bem eu lá lhe dizia – entre D. I., e ela entrava para se certificar que a filha estava mergulhada com a cabeça nos livros. Agradada com o cenário, a D. I. lá voltava para casa recomendando à filha: - Vê lá se tens juízo. Quero-te em casa as 19.00 horas. Assim que ela virava costas a porta do guarda-fatos abria-se e a C. voltava ao namorico com o R., que é agora o seu marido.

Este é apenas um episódio de muitos que foram durante largos anos alimento para a nossa amizade.

O dia da separação chegou. Eu, depois de uma fugaz passagem pela universidade, emigrei. Ela concluído o 12º ano, casou e emigrou. Os nossos caminhos seguiram destinos diferentes e só anos depois nos reencontramos. Frente a frente. Sem nada a dizer. Um abismo, um vazio. Onde ficaram as raízes dessa amizade que parecia ser para a vida? Ainda tentei. Procurei-a uma e outra vez. Dei-lhe o meu contacto telefónico, a minha morada, o meu endereço de e-mail. Mas o vazio ficou e aquela amizade ficou para sempre no passado. E agora não é mais do que uma recordação.

O que sobra da amizade? É a pergunta que muitas vezes me assola. Não só sobre esta amizade, mas sobre tantas outras, que ao longo da minha vida deram cor aos meus dias. Agora não passam senão de memórias que algures povoam o meu passado.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Don’t worry, be happy!

Sobre a felicidade

Números

76º - Posição de Portugal no Relatório Mundial da Felicidade apresentado pelas Nações Unidas. Ao todo foi analisada a satisfação de vida de 156 países.

- No topo da lista dos mais felizes, surge a Dinamarca, seguida da Finlândia, Noruega e Holanda. Os mais infelizes são Togo, Benim e Serra Leoa.

20 Minutos de meditação por dia é quanto basta para melhorar as condições da sua saúde física, mental e emocional. Os resultados saltam à vista em apenas oito semanas, garantem os cientistas da Universidade de Massachusetts.

10.000 Passos por dia é o que recomendam os especialistas da psicologia positiva como forma de exercício físico. Quando passamos o dia sentados damos cerca de três mil. Trinta minutos de caminhada são suficientes para chegar aos desejados dez mil passos.

5 para 1 – É esta regra associada a um vida conjugal feliz: por cada acto comunicativo negativo deve-se compensar com cinco positivos, dizem os especialistas da psicologia positiva.

7 anos de vida é quanto pode perder se sofrer de elevado nível de stress no seu dia a dia, segundo um estudo da Universidade de Bristol.

Dicas básicas para ser feliz

1 – Evite fazer dieta emocional. É na relação com os outros que se vão buscar as maiores fontes de energia e bem-estar. Lembre-se de alimentar a sua rede social e também a vida a dois: numa relação afectiva.

2 – Coloque mais riso na sua vida e cultive o sentido de humor positivo. Rir faz bem à saúde.

3 – Saia do sofá, mantenha uma rotina activa, com actividades e interesses diversificados.

4 – Viva e actue de acordo com os seus valores, mesmo que por vezes se percam alguns momentos de prazer pelo meio.

5 – Aprecie os pequenos momentos e prazeres mais simples da vida. Tente desfrutar do presente ao máximo e entrelaça-lo, de forma equilibrada, com o passado e o futuro.

6 – Seja curioso e continue a aprender algo de novo, seja qual for a sua idade. Envolva-se totalmente no que faz.

7 – Não olhe apenas para o seu umbigo e contribua para o bem-estar de outras pessoas. Vivermos para o bem comum dá-nos uma visão mais esperançada da vida, faz-nos ver que há mais propósito para a nossa existência e que estamos a contribuir para alguma coisa.

8 – Mexa-se! Seja no ginásio, num jardim ou à beira-rio, inclua o exercício físico no seu dia a dia. Uma caminhada de 20 minutos faz toda a diferença na sensação de bem-estar e boa disposição.

9 – Defina pequenos objectivos a curto prazo, para o seu dia a dia, que dependam apenas de si. Experimente também começar a fazer uma lista das coisas boas que lhe aconteceram. Vai ver que se surpreende.

10 – Repense as suas prioridades e metas e dê um propósito à sua vida.

Excertos da Entrevista ao Monge Matthieu Ricard, considerado o homem mais feliz do mundo.

“(…) Primeiro, há que reconhecer que se quer ser feliz e não negligenciar as emoções, o nosso interior. Egoísmo, arrogância, agressividade são tudo sentimentos que nos fazem sentir mal, que controlam as nossas mentes e impedem a felicidade. Não são sentimentos que nos seja impostos, somo nós os responsáveis por eles, e todos sabemos o mal que fazem. A verdade é que podemos treinar a mente. Cá fora, o nosso controlo é limitado, já no cérebro só depende de nós.”

“(…) É preciso reconhecer que precisamos de mudar de atitude, e depois não basta fazê-lo num dia ou um mês. É algo para a vida. E se o fizerem, acreditem, vão sentir mudanças.”

"(…) É óbvio que devemos pensar em nós próprios, mas não devemos passar o dia focados no “eu, eu, eu” (…) o individualismo e o egoísmo destroem a felicidade.”

“(…) Todos queremos felicidade, mas não sabemos bem o que ela é.”

“Viver de forma mais simples não significa que tenhamos de voltar a viver na floresta. Mas pense bem: não podemos nós mudar o nosso estilo de vida e viver com menos? Essenciais são a amizade, a paz, a sensação de ter o coração cheio, de que cada momento vale mesmo a pena ser vivido. Está mais do que estudado que quanto maior o consumismo, menor é a felicidade que se alcança.”

“(…) A mente nunca para, mas podemos acalmá-la. Por isso, uma das formas mais simples para o começar a fazer (meditar) é concentrar-se na respiração e pensar numa imagem que traga boas emoções. Respire fundo, devagarinho, e vá deixando o amor que essa imagem lhe traz invadir a sua mente. Não se preocupe se não conseguir à primeira. Quando perceber que já se distraiu, volte a tentar. (…)”

Retirado da Revista do Expresso nº 2061 de 28/04/2012

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Desafio


Desafio que me foi passado pela Nany do blog Mãe também Mulher.

REGRAS:

1- Criar um post e responder às questões de quem te deu a Tag;
2- Criar 11 novas perguntas diferentes para passar;
3- Escolher 11 blogs para dar a Tag e colocar o link delas no post;
4- Avisar os 11 blogs que foram escolhidos.

1 - Se te fosse possível mudar de nome, qual escolherias?

Uhmmm… pergunta difícil, acho que simplesmente não mudaria. Sempre me dei bem com o nome que me foi dado pelos meus pais. Não é um simples nome, tem uma história por trás.

2 - Qual o teu maior vício?


O meu maior vício? Podemos falar do tabagismo, mas acho que não é a este tipo de vício que a pergunta se refere. O meu maior vício é a leitura. Se pudesse lia livros atrás de livros.

3 - A tua profissão de sonho?


Adoro o meu trabalho actual, e já passei por diversas profissões, mas esta é sem dúvida a que mais me realiza. É um desafio à mente e está-se em permanente evolução. Sou técnica de biblioteca e documentação.

4 - As tuas férias de sonho?


Férias de sonho são todas aquelas que correm bem.

5 - O teu mês favorito?

Maio. Sem dúvida, talvez por ter nascido nesse mês.

6 - Dorminhoca ou nem por isso?


Pouco dorminhoca desde sempre. Não prescindo (ou pelo menos tento) de 8 horas de sono nocturno, mas mais de que isso para mim é desperdício de tempo.

7 - O teu maior medo?

O meu maior medo é sem hesitar a morte dos outros. Espero com o passar dos anos aprender a conviver melhor com esta ideia.

8 - O que te faz soltar um ahhh, que fofo?


Ahhh, que fofo este bebé. (seja ele humano ou não)

9 - O que te faz ter vontade de dar um valente par de estalos?


Nada em concreto. Não costumo reagir de forma violenta a nada, se bem que às vezes deveria.

10 - Aquele livro, filme ou música que mais te marcou? Ou os três.


Esta é mesmo difícil, pelo menos no que aos livros diz respeito.

Livros: O Senhor dos Anéis (a explicação está num dos posts de Abril)
Filme: Adorei a Lista de Schindler e também A Vida é bela. São dois filmes que perduram na minha memória.
Música: Não consigo enumerar uma em especial. Acho que para cada etapa da  minha vida houve uma diferente. A minha música do momento é  Anda comigo ver os aviões dos Azeitona.

11 - Qual o momento mais determinante ou marcante da tua vida?


Sem hesitações: O dia em que fui mãe! A concretização do meu maior sonho de vida.

As minhas 11 perguntas:

1)      O que farias se te saísse o Euromilhões?

2)      Se te visses forçada a mudar de pais, qual o país de destino que escolherias?

3)      Preocupas-te com o ambiente? De que modo.

4)      O que é mais importante para ti? Profissão ou família?

5)      Há alguma coisa na tua vida de que te arrependas?

6)      Qual é no teu entender o teu maior defeito?

7)      E a maior qualidade?

8)      Como é que achas que os outros te vêem?

9)      Achas que na sociedade actual existe uma perda de valores morais?

10)   O que gostas de fazer nos tempos livres?

11)   Consideras-te uma pessoa feliz?

E agora a parte mais difícil, escolher 11 blogs a quem passar o desafio.

Vou ficar-me apenas por 3 (sou nova nestas andanças e a maior parte dos “blogueiros” que conheço não alinham nestas coisas, os que desafio são também livres de não participar.)




Desafio literário


E o desafio literário do blog Alma de Mãe começou.
Durante o mês de Maio os participantes escreverão um texto por semana sobre as seguintes temáticas:

5-6: AMIZADE
12-13: MÃE
19-20: FILHOS
26-27: REENCARNAÇÃO

Os 3 primeiros temas dão pano para mangas, o último também... se bem que é o tema que mais me assusta.

Agora é pôr as mãos e a inspiração a trabalhar. O primeiro texto será publicado já na próxima Segunda-feira.

Já comecei a escrever. Não prometo nenhuma obra literária. Mas nestas coisas importa é participar. E faço o com todo o gosto.

Tempo para nós.

Ando a preparar-me mentalmente para deixar o pimpolho um dia com a tia. Não está fácil, imagino mil e um cenários, mil e um acidentes. Mas vou ter que me convencer, pois o meu companheiro e eu estamos a precisar de um dia a dois!

Vou ter que me convencer!

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Citando

Comecei a ler o livro "o fogo e o vento", trata-se de várias reflexões da autora sobre a vida e o seu sentido. Neste momento da minha vida não sei se foi a escolha acertada... pois estas reflexões conduzem a outras reflexões...

Também já me deu vontade de sugerir a leitura do livro a uma pessoa que me é muito próxima. Mas o melhor é não fazê-lo, pois seria atirar mais achas para a fogueira.

"A natureza fala-nos ininterruptamente de evoluções, crescimentos, amadurecimentos. Se assim é, por que haveremos de fugir a essa lei, sentarmo-nos e esperar que o nosso destino de morte chegue, inelutável? Portanto, o desejo de partir que sentimos aos dezoito, vinte, vinte e quatro anos, não é uma fuga, é uma fundação. Porque não há vida verdadeira sem procura de nós mesmos, do nosso rosto profundo, transcendente, sem a recusa da máscara que nos foi imposta."

"Respeitar a criança é um grande passo em frente na dimensão salvadora da história. Todavia, o respeito deve ser respeito autêntico. Para ser autêntico, deve ter em conta a identidade e as diversidades que queremos salvaguardar. Quando o respeito se transforma num caldo com ingredientes a mais, é porque houve qualquer coisa que falhou.
Não intervir, servir incondicionalmente, culpar constantemente um factor externo, priveligiar sempre, e seja como for, o indíviduo em detrimento da comunicade não é proceder a uma revolução pedagógica, é atolarmo-nos no pântano da indolência educativa."

"O antídoto para o aborrecimento é a curiosidade. Um espírito aberto, sempre em movimento. Quem segue o caminhodo conhecimento nunca se debate com o aborrecimento."

"O grande dom que nos é dado é o livre-arbítrio, ou seja, a possibilidade de escolher. escolher significa apenas que há dois caminhos à nossa frente e que temos de decidir se seguimos por um ou pelo outro. (...) para se escolher, há que eliminar toda a tagarelice que nos rodeia, as formas correntes, banais, de pensar, os lugares e os modos da conveniência."

Excertos do livro

Estas são algumas das partes que me tocaram até agora.