quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Oito segredos para ser feliz!


Não existem fórmulas mágicas, nem soluções precisas. Ser feliz requer empenho, descoberta e conhecimento de nós próprios…

1) Apreciar a solidão

“A maioria das pessoas, ao ver aproximar-se a morte, arrepende-se mais do que não fez do que dos seus actos. É habitual lamentarem não ter dedicado mais tempos aos interesses que exigem isolamento, e terem-se deixado arrastar para actividades em grupo pela pressão social. (…) Vivemos num mundo que fomenta a extroversão. (…) Não se costuma valorizar o estar sozinho até se alcançar uma certa idade."

2) Cultivar e preservar a amizade

“contar com uma rede social sólida é tão importante como levar uma vida sem excessos, comer bem ou praticar desporto.”

3) Boas intenções

“Para colocar em prática planos em prol dos outros, o impulso altruísta tem de ser acompanhado de uma boa análise da realidade: saber se são exequíveis e se poderemos levá-los a cabo. Caso contrário é melhor desistir.”

4) Saber perder tempo

“É essencial dispor de espaços e tempo para desligar. (…) Espairecer de vez em quando não significa falta de motivação. O segredo reside em saber conciliar três factores: não ter expectativas materiais excessivas, não cobiçar e não se comprometer a cumprir tarefas que depois, não se pode realizar. Saber parar ajuda-nos a ser mais eficazes, mesmo profissionalmente."

5) Procurar afinidades

“Por vezes, quando se trata de escolher, deixamo-nos levar pela oportunidade, em vez de procurarmos pessoas com quem sejamos realmente compatíveis. (…) Quando os casais deixam de olhar um para o outro e começam a olhar para a vida juntos, por vezes descobrem, já tarde, que não possuem nada em comum. O afecto não chega…”

6) Saber dosear

“Tudo pode ser remédio ou veneno, consoante a dose. (…) É essencial saber dosear o autodomínio, a confiança nos outros ou as tendências para a dependência.”

7) Mente são em corpo são

“Os hábitos condicionam-nos muito mais do que pensamos. Metade das nossas acções e decisões é inconsciente. Tais automatismos são, por vezes, prejudiciais e quase todos querem mudá-los, mas não é fácil, pois estão gravados no cérebro.”

8) Aceitar os outros

“Por sermos tão exigentes, ninguém satisfaz as nossas expectativas e acabamos por perder pessoas que, com um pouco mais de abertura ficariam ao nosso lado e contribuiriam para a nossa felicidade. (…) É preferível aceitar o que não gostamos no outro do que tentar modificá-lo.”

Excertos do artigo Como ser feliz publicado na revista Super Interessante nº 177 (Janeiro 2013)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Se tem algo a dizer... diga... simplesmente deixe um comentário!