segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Pais e filhos


Porque é que os pais divorciados quase sempre se esquecem que o importante no que diz respeito aos filhos é o equilíbrio e o bem-estar emocional da criança? Muitos são incapazes de esquecer as lutas e olhar racionalmente para o interesse da criança, deixando de lado as guerrilhas, a luta pelo poder, o odeio e os rancores que não conseguiram apaziguar.

Escutei sem intenção uma discussão que ocorreu na rua frente à minha casa. Um casal que se separou ainda antes do filho completar 1 ano.

O pai veio entregar a criança. Foi recebido aos gritos pela mãe. Cheia de insultos, ameaças e usando palavrões a torto e a direito. A criança ao colo do pai.

Do que me apercebi, o pai em vez de ficar com o filho, deixou-o aos cuidados de uma tia.

Os gritos continuaram e eu desliguei.

Não sei quem tem razão ou deixa de a ter.

Não sei pormenores da história.

Porém fico chocada, sobretudo com a atitude da mãe. O pai conteve-se e a voz dele mal se chegou a ouvir. Da mãe não é a primeira vez que ouço gritos e palavrões, contudo se discordou de alguma coisa que o pai tenha feito, deveria ter falado com ele calmamente ou quando o filho, que afinal ainda é quase um bebé, não estivesse presente.

Não defendo que um casal fique junto apenas porque têm um filho em comum. Cada um tem o direito de querer ser feliz, mas mesmo se separando continua a existir sempre algo em comum: um FILHO.

E esse deve ter o direito de privar com o pai e com a mãe. Com a família paterna e com a materna. Afinal é apenas uma criança inocente que veio parar nas teias de uma relação falhada.

3 comentários:

  1. pois e mas infelizmente ha mto disto. Tbem acho mto triste e nem imagino o que sentem estas crianças.

    Bjos
    Maggie

    ResponderEliminar
  2. Tal como a Magie inem imagino o que sente aquela criança.
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Fico triste com estas situações. O menino é colega de turma do meu filho... e segundo o que a educadora diz o mais mal comportado do grupo. Provavelmente fruto da situação familiar (digo eu)

    ResponderEliminar

Se tem algo a dizer... diga... simplesmente deixe um comentário!