terça-feira, 17 de julho de 2012

Citando: "Literacia emocional"


“Podemos falar de literacia emocional como a capacidade de escutar e compreender as complexidades da vida emocional, que deveria ser tão possível como a capacidade de ler, escrever e contar. Contudo, existe ainda uma enorme relutância em aceitar que são os sentimentos que influenciam praticamente tudo o que somos e fazemos, organizando-se como a base do nosso pensamento e não como o seu impedimento, e os maiores indicadores da nossa verdade interior. É por isso que vivemos ainda em sociedades que ignoram e desperdiçam os maiores valores culturais da humanidade: as crianças e os adolescentes, e a fonte de energia e criatividade que contêm. Por isso, precisamos de uma mudança.

Reconhecer que em cada um de nós existe um mundo interior que se desenvolve desde os primeiros instantes de vida, e tem as suas raízes na qualidade de relação afectiva entre as crianças e os adultos que as rodeiam, é o primeiro passo para que essa mudança possa acontecer. O segundo passo é a percepção de que os nossos actos e pensamentos têm um impacte naqueles que nos rodeiam, contribuindo assim para o seu bem-estar e para a melhor qualidade de relação entre todos. Uma das melhores formas de avaliar a riqueza e a qualidade da vida emocional de cada um, é através da capacidade de nos relacionarmos e de comunicarmos com os outros.

Quanto mais melhorarmos a nossa literacia emocional, mais facilmente estaremos aptos a desenvolver uma melhor imagem de nós próprios, a saber escutar, compreender e apreciar os outros, a formar relações afectivas fortes e estáveis, e a melhorar a qualidade humana das nossas sociedades. No centro deste processo deveriam estar as crianças e os adolescentes. E os seus elos mais importantes em todo o processo de crescimento emocional: os pais. É em casa, na família, que tudo começa. São os pais que podem e devem proporcionar aos filhos, relações emocionais seguras, estáveis, com um bom equilíbrio entre prazer e desprazer, bons e maus momentos, ajudando a que a leitura emocional do mundo que os rodeia seja a mais adequada.”
Pedro Strecht in Interiores

Hoje foi dia de consulta no dentista e fui munida de livro em mão! Que bela ideia tive eu, contrariamente ao que é habitual no consultório estive quase uma hora à espera de ser atendida e assim dei um belo avanço na leitura do livro que ontem requisitei! E continuo a gostar...

1 comentário:

  1. Muito obrigada por me seguires e mais que isso o teres como uma leitura, que isso sim interessa, não o seguir.
    Bem, tens uma escrita bem madura e gosto disso, vou tomar-te como parte das minhas leituras também. Muito gosto *.*
    E desejo o mesmo para ti.

    ResponderEliminar

Se tem algo a dizer... diga... simplesmente deixe um comentário!