quarta-feira, 4 de abril de 2012

O cérebro que aprende

Ando ainda mergulhada na leitura do Anjo Branco de José Rodrigues dos Santos, mas como sempre já escolhi os livros que quero ler a seguir... são mais que muitos e o tempo para ler é tão escasso. Mas enfim, página a página lá vou conseguindo ler cerca de uma dúzia de livros por ano. Já lá vai o tempo em que lia um livro de 2 em 2 dias.

Um dos próximos livros que quero ler é "O cérebro que aprende" de Sarah-Jayne Blakmore e Uta Frith. Já lhe dei uma vista de olhos e até já li um bocadinho da introdução. Deixo aqui um cheirinho da mesma:

"A evolução e a educação, tal como a natureza e o meio, têm sido muitas vezes postas em oposição. Aqui, o nosso objectivo é juntá-las. O cérebro evoluiu para educar e para ser educado, muitas vezes instintivamente e sem esforço. O cérebro é a máquina que permite que ocorram todas as formas de aprendizagem - da aprendizagem pelos esquilos bebés da maneira como se descascam nozes, pelos pássaros da maneira como se voa, das crianças da maneira como se anda de bicicleta e se memorizam os horários aos adultos de uma língua nova ou da maneira como se programa um gravador de vídeo. É claro que o cérebro é também o mecanismo natural que estabelece os limites na aprendizagem. Determina o que pode ser aprendido, a quantidade do que pode ser aprendido e a rapidez com que pode sê-lo."

excerto da introdução

"O cérebro de um ser humano adulto contém cerca de 100 mil milhões de células (neorónios); à nascença o cérebro tem um número de neurónios idêntico ao do cérebro do adultos. Quase todos os neurónios no cérebro são gerados antes do nascimento - principalmente nos primeiros três meses da gravidez (...)
Durante o primeiro ano de vida, o cérebro humano muda de uma forma particularmente dramática. Logo após o nascimento o número de ligações entre as células do cérebro começa a aumentar rapidamente, tanto que o número de ligações de um cérebro de um bébe excede muito os níveis do adulto(...)"

Excerto do 1º capítulo

Um livro que parece interessante para todos aqueles que tenham curiosidade em saber como funciona o cérebro e quais as suas capacidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Se tem algo a dizer... diga... simplesmente deixe um comentário!